22 de setembro de 2012
125 curiosidades sobre a Coca Cola
empresa completa 125 anos e nada melhor que 125 curiosidades..."continue lendo" e acompanhe
Criada em 1886, em Atlanta, EUA, pelo farmacêutico John Pemberton, a Coca-Cola começou a ser vendida por US$ 0,05 o copo.
No primeiro ano, quando ainda era comercializada em uma farmácia, eram vendidos apenas nove copos da bebida por dia.
O nome Coca-Cola foi criado por Frank Robinson, contador da farmácia.
De 1888 a 1891, o empresário Asa Griggs Candler comprou os direitos da marca por US$ 2.300 e se tornou o primeiro presidente da empresa.
No início da comercialização da marca, o presidente optou por distribuir cupons que davam direito aos clientes experimentarem a bebida.
O presidente também dava relógios aos comerciantes que vendessem Coca-Cola.
Os comerciantes também ganhavam calendários com a marca Coca-Cola.
Em 1895, a Coca-Cola já podia ser encontrada em todos os Estados americanos.
Após uma tentativa inicial em 1894, a Coca-Cola começou a ser vendida em garrafas em 1899.
Em 1906, Cuba, Canadá e Panamá foram os três primeiros países a engarrafar a bebida.
Com a proliferação dos concorrentes, a empresa decidiu criar uma embalagem própria. Em 1916, a empresa Root Glass Company, do Estado de Indiana, ganhou um concurso de design para produção de uma garrafa que podia ser vista no escuro, com o contorno que ainda é utilizado em embalagens da marca.
O crescimento da empresa foi rápido. Em 1900, apenas duas fábricas engarrafavam o produto. Em 1920, o número de fábricas superava 1 mil.
A primeira fábrica da empresa na Ásia foi aberta nas Filipinas, em 1912.
As duas primeiras fábricas da Coca-Cola na Europa foram criadas em Paris e Bordeaux, na França, em 1919.
A Coca-Cola chegou aos jogos olímpicos pela primeira vez em 1928, como parte dos planos de expansão da marca no exterior, proposto pelo então presidente Robert Woodruff.
Robert Woodruff foi também o presidente que criou o famoso “six-pack”, embalagem com seis unidades, que facilita o transporte da bebida pelo consumidor.
A imagem do Papai Noel, como é conhecido hoje (homem idoso com barba grande, branca e com roupa vermelha), surgiu em uma propaganda da Coca-Cola de 1931.
Em 1938, a Coca-Cola começa a ser vendida na Austrália, Áustria, Noruega e África do Sul.
Em 1941, com a entrada dos EUA na segunda guerra mundial, Woodruff determinou que todos os “homens de uniforme” poderiam comprar uma garrafa da bebida por US$ 0,05, onde quer que estivessem e independente do custo que gerasse para a empresa.
O redemoinho branco da embalagem foi parte de uma reformulação da marca que entrou em vigor em 1969.
Em 1955 começaram a ser vendidas as versões maiores da bebida (chamadas de King size e Family size).
Em 1957, a Coca-Cola já estava disponível em 100 países.
A Fanta, criada em 1940, começou a fazer parte do portfólio da empresa em 1960.
O Sprite começou a ser vendido em 1961.
Em 1978, a Coca-Cola foi selecionada como a única empresa que podia vender refrigerantes na China.
Em 1985, a empresa reformulou o sabor do refrigerante pela primeira vez em 99 anos. Embora em testes com consumidores a nova bebida, chamada de “New Coke”, tenha feito sucesso, o público rejeitou a mudança. Esse é considerado um dos piores fracassos do marketing mundial, como atesta o site da empresa.
Em 1985, a Coca-Cola se tornou o primeiro refrigerante consumido no espaço, quando os astronautas da estação espacial Challenger beberam o produto.
Trabalhando em cooperação com a Nasa, a Coca-Cola investiu cerca de US$ 250 mil no desenvolvimento inicial de latas que poderiam ser utilizadas no espaço
Em 1988, a Coca-Cola foi considerada a marca mais importante do mundo pelo instituto de pesquisa Landor Image Power.
A Coca-Cola Diet foi criada na década de 80 e com apenas dois anos de existência se tornou a bebida de baixa caloria mais vendida no mundo.
Em 1997, a Coca-Cola já vendia mais de 1 bilhão de unidades todos os dias.
Em 2011, estima-se que são vendidas 1,7 bilhão de unidades de Coca-Cola todos os dias.
O consumo de Coca-Cola por segundo é de 19.400 unidades.
A Coca-Cola começou a colaborar com a organização Cruz Vermelha em 1917.
Em 2009, a receita operacional líquida da Coca-Cola foi de US$ 31 bilhões.
Atualmente, a Coca-Cola é vendida em mais de 200 países.
Cuba, Mianmar e Coreia do Norte são os únicos países em que o refrigerante não é comercializado.
Uma lata de Coca-Cola contém 139 calorias, o que corresponde a uma média de 7% das necessidades diárias de um adulto.
A Coca-Cola anunciou em setembro um novo programa de investimento de US$ 3 bilhões nos próximos cinco anos na Rússia. O investimento começa em 2012.
A pegada de carbono de uma lata de Coca-Cola, medida utilizada para contar as emissões de carbono necessárias para a produção de um produto, é de 170g.
As tampas usadas nas garrafas de Coca-Cola são 100% recicláveis.
Segundo a empresa, não são usados ingredientes transgênicos na produção da bebida.
Para cada litro de refrigerante produzido, são gastos 1,47 l de água. A meta da empresa é passar esse número para 1,39 l de água por litro da bebida.
A receita operacional líquida da Coca-Cola foi de US$ 35,119 bilhões em 2010.
A receita operacional líquida aumentou US$ 4,129 milhões (13%) de dezembro de 2009 a dezembro de 2010.
Apenas no segundo semestre de 2011, o lucro da empresa foi de US$ 2,8 bilhões.
O Sistema Coca-Cola Brasil apresentou receita total de R$ 17,7 bilhões em 2010.
A Coca-Cola comprou a distribuidora de filmes Columbia Pictures em 1982 e a vendeu para a Sony em 1989.
Em 2010, no Brasil, foram produzidos 10,6 bilhões de l de todos os produtos Coca-Cola.
No mundo, no mesmo período, foram produzidos 144,8 bilhões de litros dos produtos.
Em volume total, EUA, México, China e Brasil são os países que mais consomem os produtos da marca Coca-Cola.
Se toda a Coca-Cola já produzida fosse distribuída para todos os habitantes do mundo, haveria 1.104 garrafas por pessoa.
Já na situação per capita, o México é o maior país consumidor, com 675 copos de produtos por ano, seguido por Malta, com 606 e Chile, com 445.
Atualmente há 10 tipos de Coca-Cola disponíveis no mercado americano (como a Coca-Cola Lime).
O Brasil é o 12º maior consumidor do refrigerante per capita, com 229 copos por habitante.
A Coca-Cola é servida quase 200 milhões de vezes por dia na América do Norte.
A Coca-Cola lançou uma coleção de mini garrafas de pouco mais de três centímetros com o próprio refrigerante na década de 80. As garrafas podem ser compradas na Coca-Cola Store.
A América Latina é responsável por 28% nas vendas de produtos Coca-Cola.
A América do Norte é responsável por 22% das vendas do produto, seguida da região do Pacífico, com 18% e Eurásia e África e Europa, ambas com 16%.
Em 2009, as doações feitas pela Fundação Coca-Cola totalizaram US$ 88 milhões.
Em 2010, a Coca-Cola Company o lucro líquido atribuído aos acionistas foi de US$ 11,80 bilhões, 73% a mais que em 2009, quando o valor foi de US$ 6,824 bilhões.
Em 2010, a empresa aumentou o valor pago aos acionistas pelo 49º ano consecutivo.
A empresa planeja investir cerca de R$ 25 bilhões nos próximos cinco anos em todo o mundo.
Formado pela Coca-Cola Brasil e mais 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, que opera as empresas Sucos Mais, Sucos Del Valle do Brasil e Leão Júnior, o Sistema Cola-Cola emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.
A receita operacional líquida da Coca-Cola em 2010 (US$ 35,119 bilhões) é quase dez vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá (US$ 3,7 bilhões) e da ilha de Fiji (US$ 3,6 bilhões).
Em 2010, o lucro líquido atribuído aos acionistas foi de US$ 11,80 bilhões, valor US$ 1,1 bilhão maior que o PIB do Estado de Alagoas (US$ 10,7 bilhões).
A receita operacional líquida da Coca-Cola Company em 2010 (US$ 35,119 bilhões) foi três vezes maior que o PIB de Cambodja, na África (US$ 11,3 bilhões).
A Coca-Cola patrocina programas de rádio desde 1927. Em 1951, a empresa patrocinava o “Mario Lanza Show”.
O jogo de tabuleiro “Banco Imobiliário (Monopoly, em inglês)” lançou em maio deste ano uma versão comemorativa dos 125 anos da Coca-Cola. Essa é a terceira vez que as duas marcas se unem. O primeiro jogo da Coca-Cola foi produzido em 1999 e o segundo em 2005.
A Coca-Cola Zero é um sucesso da marca. Apenas em 2009, foram vendidas mais de 600 milhões de unidades do produto, a mesma quantidade que o total de vendas da empresa na Alemanha, considerado um dos seis melhores mercados. Desde setembro de 2010 a Coca-Cola Zero está disponível em mais de 130 países.
A empresa vende atualmente mais de 3.300 bebidas.
Cerca de 800 bebidas vendidas na empresa possuem baixa ou nenhuma caloria, o que corresponde a 25% do portfólio da Coca-Cola Company.
Em 2008, a fundação gerida pela matriz americana gastou US$ 9 milhões para promover programas de saúde.
A empresa anunciou em setembro deste ano que vai colocar informações nutricionais em rótulos dos produtos da marca em todo o mundo para “aumentar a conscientização dos consumidores sobre o consumo de calorias”. No Brasil, a medida já está em vigor.
A Coca-Cola Company emprega 139.600 pessoas em todo o mundo.
Em 2002 a Coca-Cola produziu uma garrafa especial para o lançamento do filme “Harry Potter e a câmara secreta”.
A Coca-Cola Company conta com 300 fábricas associadas no mundo que produzem, engarrafam e distribuem os produtos Coca-Cola.
Do total de empregados, 50% ou cerca de 70 mil pessoas trabalham fora dos EUA.
O site da empresa lista cerca de 60 receitas, entre bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas que utilizam os refrigerantes da marca como ingredientes. Na loja oficial também há um livro de receitas à venda.
A Coca-Cola é o patrocinador oficial do programa mais visto na TV americana, o American Idol. O programa está na décima temporada
A Coca-Cola patrocina corridas de carros por mais de 50 anos e é a bebida oficial da Nascar desde 1998. O contrato vai até 2017.
O Sprite é o refrigerante oficial da Liga de Basquete Americana (NBA) desde 1984.
O clube de colecionadores da Coca-Cola foi criado em 1974 por um grupo de Atlanta.
Atualmente, o grupo conta com mais de 5.000 membros de 28 países.
Em Atlanta, um museu da marca contém mais de 1,2 mil peças.
A Coca-Cola Company possui mais de 100 marcas de sucos.
Além de refrigerantes, a empresa possui no portfólio bebidas energéticas, sucos, água, chás, cafés e até leite e sopas.
A Coca-Cola Company é a empresa que mais vende refrigerantes e sucos no mundo.
O grupo é o segundo que mais vende bebidas esportivas no mundo.
A empresa é a terceira maior vendedora de água mineral do mundo.
Em julho de 2011, a filial da empresa na África do Sul criou uma embalagem feita com 30% de plantas locais.
Em 2010, a Coca-Cola Diet lançou embalagens criadas pelo estilista Karl Lagerfeld. A parceria foi retomada em 2011.
A empresa conta com mais de 20 milhões de clientes dentre lojas, restaurantes, lanchonetes e outras empresas que vendem produtos Coca-Cola.
Em fevereiro deste ano a Coca-Cola anunciou parceria com a marca Heinz, maior produtora mundial de ketchup, que passou a utilizar a tecnologia da Coca-Cola na produção das suas embalagens.
Até 2015, a empresa deve investir mais de US$ 50 milhões em pesquisa.
Até 2015, a empresa pretende apoiar pelo menos um programa de atividade física em todos os países em que opera.
Segundo a empresa, a meta é eliminar todas as formas de propaganda de produtos para crianças com menos de 12 anos.
A empresa aponta que, até 2015, quer apoiar a Healthy Weight Commitment Foundation (Fundação Compromisso com o Peso Saudável) na redução de 1,5 trilhão do total de calorias consumidas anualmente pelos habitantes dos EUA.
Até 2020, a empresa deve dar pelo menos 1% de toda a receita operacional anual para ajudar a desenvolver e sustentar comunidades em todo o mundo.
Uma promoção da Coca-Cola vai selecionar dez adolescentes que inspiram os outros a “viver positivamente” para fazer o revezamento da tocha olímpica na Olimpíada de Londres, em 2012.
A meta da Coca-Cola Company é empregar pelo menos 5 milhões de mulheres em unidades da empresa em todo o mundo até 2020.
A empresa quer, até 2015, continuar em crescimento, mas diminuir as emissões de carbono a níveis de 2004.
Até 2020, a empresa quer diminuir os gastos com energia dos sistemas de refrigeração em 40%.
A empresa colocou 100 mil freezers no mercado que não utilizam hidriocarbonetos, considerados tóxicos ao meio-ambiente, até o final de 2010.
Até 2015, a empresa quer parar de usar hidrocarbonetos em todos os equipamentos de refrigeração.
Cerca de 85% dos materiais usados em embalagens de produtos Coca-Cola são recicláveis.
No Brasil, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.
Até 2015, a empresa espera reciclar 50% de garrafas e latas utilizadas anualmente no mundo.
Segundo a empresa, desde 2010 a água utilizada nos sistemas de operação é devolvida ao meio ambiente de forma tratada. A empresa garante que essa água é compatível com a vida aquática.
Até o final de 2012, a empresa quer diminuir o uso de água nas operações em 20%.
Em 2010 começa a ser vendida no Brasil a Coca-Cola Light Plus, o primeiro refrigerante vendido no País com vitaminas B3, B6 e B12 e minerais Magnésio e Zinco .
Se toda a Coca-Cola já produzida fosse colocada nas corredeiras do Niágara, nos EUA, na vazão normal das cataratas, de 1,6 milhão de l por segundo, a Coca-Cola escoaria durante 83 horas.
É documentado que o termo Coca-Cola é o segundo mais entendido no mundo, atrás apenas de “ok”, segundo informações do site da empresa.
A Coca-Cola sabor cereja (Cherry Coke) é vendida em 22 países e chegou a ser vendida no Brasil, mas foi retirada do mercado devido às baixas vendas.
A Diet Coke Cherry é vendida apenas nos Estados Unidos.
Se toda a Coca-Cola já produzida fosse colocada em garrafas e essas fossem emendadas de ponta a ponta, seria possível ir à lua e voltar 2051 vezes, segundo a empresa. Essa viagem demoraria cinco anos, sete meses e 14 dias.
Uma lata de Coca-Cola contém 32 mg de cafeína e uma lata de Coca Diet contém 42 mg do produto. Em 27 países é vendida uma versão da Coca-Cola Diet que não contém cafeína.
O Sprite é a terceira marca a vender mais de 2 bilhões de unidades por ano, atrás apenas da Coca-Cola e da Coca-Cola Diet.
O parque temático “World of Coca‑Cola”, localizado em Atlanta, no estado da Georgia (EUA), recebeu 1,1 milhão de visitantes em 2010.
De 2009 a 2014 a Coca-Cola vai investir aproximadamente US$ 7 bilhões na China. No país asiático a empresa possui 41 fábricas. Mais de 48 mil pessoas, sendo 99% locais, trabalham na filial da empresa. O mercado chinês representa 7% de todas as vendas.
A Coca-Cola manteve a liderança no ranking global de marcas mais valiosas do mundo pelo 12º ano consecutivo, segundo levantamento divulgado pela consultoria Interbrand.
Na rede social Facebook, até hoje (22/09/2012) mais de 51 milhões e meio de pessoas curtiram a página da Coca.
A página da Coca-Cola no Twitter, hoje (22/09/2012) , contava com 610.615 mil seguidores.
Logo após o término da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Coca-Cola lançou uma lata comemorativa da Copa do Mundo do Brasil, de 2014.
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coca cola gelada
ResponderExcluirtem 124 e nao 125 curiosidades
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