s

a

19 de outubro de 2012

Fecundidade é maior no Norte e entre mais pobres, revela IBGE

Os dados que já tinham sido divulgados pelo IBGE foram detalhados segundo raça, renda e escolaridade da população.


A taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher em 2000 para 1,86 em 2010, o que indica que pela primeira vez o Brasil ficou abaixo da taxa de reposição, de 2,1 filhos por mulher. Em 1940, a taxa brasileira era de 6,16 filhos por mulher. Os dados que já tinham sido divulgados pelo IBGE foram detalhados segundo raça, renda e escolaridade da população.

As mulheres indígenas foram as únicas que mantiveram a taxa de 2000, de 3,8 filhos. A região Norte é a única que tem a taxa acima da reposição, com 2,1 filhos.

Nas camadas de baixa instrução e baixa renda as taxas também estão acima dos níveis de reposição. Entre as mulheres sem estudos ou com o fundamental incompleto, a taxa chega a 3,09 filhos. As que têm entre o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto, a taxa é de 2,54 filhos. A partir do curso médio completo, as taxas caem para 1,34 filho e 1,14 filho no caso das mulheres que têm curso superior.

A taxa de menos de 2,1 filhos por mulher indica, segundo o IBGE, que a partir da década de 2030 a tendência será de diminuição da população.
__________________________________
Essa pesquisa do IBGE elucida aquela situação que eu acho mais surreal da nossa população,o casal com maior renda é financeiramente o que tem mais condições de educar,criar um filho,porém eles planejam direitinho,vem no tempo certo e etc... o que eu mais acho curioso é que o casal pobre,justamente que não tem condições de nada,as vezes nem de se sustentar é por incrivel que pareça é a família que tem mais filhos....vai entender

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...