s

a

20 de setembro de 2012

Conselho de um argentino. “Se vocês quiserem tentar vencer a Copa de 2014 precisam preservar e respeitar Neymar. Ele é a maior arma que vocês tem. E parar de vaiar sua seleção. Isso só fortalece o adversário…”Sebastián Dominguez

Zagueiro da seleção argentina fala em entrevista sobre o momento do Brasil e dispara "Vaiando sua seleção só fortalece o adversário"
 do Blog do Cosme Rímoli



Goiânia...

Sebastian Dominguez jogou no Corinthians na época da MSI.

Zagueiro lento para ao futebol brasileiro, não se adaptou.

Voltou para a Argentina, foi para o México.

E se fixou de vez no seu país.

Aos 32 anos joga no Vélez e é integrante da Seleção, quando Sabella chama atletas locais.

Funciona bem quando no esquema com três zagueiros.

Ele é um dos jogadores argentinos mais ligados ao futebol brasileiro.

Tem muitos amigos por aqui.

E depois do jogo de ontem no Serra Dourada, ele deu uma interessante entrevista.

Mostrou a visão argentina do momento do time de Mano.

E principalmente de Neymar.

Sebá, em que estágio você vê a Seleção Brasileira?

Vejo um grupo jovem, de muito talento, mas que precisa amadurecer à força. E está sentindo essa pressão. Sobraram pouquíssimos jogadores que disputaram a Copa do Mundo da África. Não há referência para esses garotos. Joguei no Corinthians e sei que a cobrança no Brasil é violenta. Vocês ganharam cinco Copas do Mundo. Não está havendo aceitação e nem paciência com essa geração. No nosso jogo de hoje (ontem) contra o Brasil foi fácil perceber isso. A torcida começou a pressionar o time brasileiro, desrespeitar o treinador Mano. Isso facilita demais o trabalho das seleções adversárias do Brasil. Ainda mais sabendo que em menos de dois anos, esse time estará disputando a Copa do Mundo por aqui. Se as pessoas não pararem para pensar no que está realmente acontecendo com a Seleção Brasileiras ficará tudo muito difícil na Copa de 2014 para vocês. Eu estou do lado argentino e talvez seja mais fácil enxergar. Não aceito também o que estão fazendo com Neymar.

Como assim, Sebá?

O Neymar é o melhor jogador do Brasil. Um dos melhores do mundo. Tem apenas 20 anos e está sendo cobrado demais. Tem a obrigação de carregar a Seleção e o Santos. É muito peso para um garoto. Os brasileiros precisam apoiá-lo e não cobrá-lo tanto como estão fazendo. Ele joga demais, quase todos os dias. Não é possível. Vocês precisam cuidar melhor dele. Ele já fez 53 partidas no ano? Isso é demais. Eu joguei a Libertadores contra o Santos, contra ele. Sei o que pode fazer em campo. Sentimos no Veléz o quanto o Santos depende dele. Assim como agora percebi sua importância até exagerada na Seleção Brasileira. Ele se sente responsável por fazer tanto seu time como seu país vencer os jogos que disputa. Tem personalidade, corre o tempo todo, vibra. Por isso não entendo. No gramado percebi que ainda assim, ele foi vaiado algumas vezes aqui em Goiás. E sei que muitas vezes, é criticado pela imprensa. Não concordo com isso. Vocês brasileiros deveriam apoiá-lo. Ele é a maior arma que vocês tem para brigar pela Copa do Mundo. Não entendo.

O Brasil faz ao contrário do que a Argentina faz com o Messi?

Nós também já cobramos muito Lionel. Muito menos que o Brasil faz com Neymar. Mas nós aprendemos que não adianta essa cobrança, essa pressão. Ele é a nosso maior jogador. Aprendemos a preservá-lo. É esse caminho que o Brasil precisa seguir com o Neymar. Porque de nada adiantará ter um jogador tão talentoso. Ele não terá paz para conseguir mostraro seu futebol.

Como você viu as vaias ao Mano Menezes por parte da torcida brasileira?

Não concordo. Um desrespeito. Não adianta ficar pedindo Scolari. O treinador é Mano Menezes e precisa ser apoiado. Está montando uma equipe que precisa ser jovem. É uma nova geração que precisa ser amadurecida à força, já que não há jogadores mais velhos. A nova geração brasileira está sem referências. Fosse qualquer técnico sentiria esse problema. Não concordo com a pressão sobre o Mano. O brasileiro precisa entender o que acontece com sua seleção.

Como analisa a Seleção Argentina?

Com os jogadores principais, que atuam no Exterior, nosso time é muito forte. Sabella está conseguindo dar consistência ao time. As Eliminatórias são sempre duras, mas estão servindo para fortalecer o time. Há o equilíbrio de jogadores vividos com jovens, como tem de ser. E Lionel (Messi) está plenamente encaixado no trabalho. A Argentina chegará muito bem na Copa.

Se a cobrança continuar forte demais como você espera a Seleção Brasileira na Copa?

Se a pressão continuar assim, vejo muitos problemas para o Brasil. Jogar em casa pode ser muito ruim quando sua torcida não o apoia. Só dá força ao adversário. Não há paciência com o time. A minha preocupação maior e deveria ser até a de vocês, jornalistas brasileiros, é com Neymar. Não acredito a falta de apoio que ele tem. Ele é o maior recurso que vocês tem para tentar ganhar a Copa. Não poderia ser tão cobrado, tão pressionado. Se vocês querem tentar vencer a Copa de 2014 precisam presevar e respeitar o Neymar. E parar de vaiar sua seleção jogando em casa. Isso só fortalece o adversário...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...