s

a

28 de agosto de 2012

Um ano após AVC, Ricardo Gomes convive com recuperação surpreendente e incertezas


O dia 28 de agosto de 2011 ficou marcado não só para os vascaínos, mas também para todas as pessoas que acompanham o futebol brasileiro. Há exatamente um ano, Ricardo Gomes sofria um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante o clássico entre Vasco e Flamengo. A recuperação surpreendente criou expectativa para um retorno rápido ao banco de reservas cruzmaltino. No entanto, o tempo passou e o momento é de incertezas sobre o futuro de Gomes como treinador.
Após sofrer um AVC hemorrágico no segundo tempo do jogo contra o Flamengo, o técnico foi levado às pressas ao hospital Pasteur, onde passou por delicada cirurgia de três horas para drenagem do excesso de sangue no cérebro. Após a tensão na noite de domingo, a equipe médica informou regressão no hematoma no cérebro e descartou nova cirurgia no técnico. A evolução de Gomes era vista como satisfatória e surpreendente na segunda. Dois dias depois, os médicos iniciaram a retirada dos sedativos, e o processo de recuperação começou.


Ricardo Gomes não voltou aos estádios, mas acompanha futebol pela TV. Os trabalhos de fisioterapia e fonoaudiologia seguem a todo o vapor. Em média são oito horas de tratamento. Ele fala quase sem dificuldade, mas ainda tem algumas limitações, sobretudo na escrita. O momento é de total dedicação aos tratamentos. Não há prazo definido para o retorno.


Ricardo Gomes já admitiu que se não retornar até o final do ano poderá se aposentar da carreira de treinador. Se transformar em dirigente é uma possibilidade, assim como a retirada definitiva do esporte. Nos bastidores do Vasco, todas as pessoas concordam que ele não tem condições de retornar esse ano a São Januário
___________________________

Lembro bem daquela cena,Ricardo tendo o segundo AVC à beira de campo,no segundo tempo do clássico,lembro das palavras do Juninho Pernambucano ao final da partida "Você se concentra no jogo,de repente gritam o nome do Ricardo e entra uma ambulância no gramado,claro que é muito complicado"
Em todo caso se temeu muito pela vida do Ricardo,só uma questão que queria comentar,Se ele se recuperar sem sequelas independente do futebol ou não,já será uma grande vitória,futebol é só um detalhe, a saúde é mais importante

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...