s

a

27 de fevereiro de 2012

Sal...Cuidado


            Não é de hoje que ouvimos dos médicos a seguinte frase: ‘diminua a ingestão de sal na comida, pois essa atitude colabora na prevenção de doenças do coração, em especial a pressão alta’. Mas nem sempre é isso que fazemos. Para isso, explicaremos a você, quais os cuidados que devemos tomar ao consumir o sal.
Sal – sinônimo de problema?
O sal de mesa é composto por cloreto de sódio. Porém, o problema não está no cloreto, mas sim no sódio. Para se ter uma ideia, o sal de mesa tem 40% de sódio, um dado alarmante. Mas não e só com esse tipo de sal que devemos nos preocupar. A maioria dos produtos industrializados também em sódio em sua composição. Alguns exemplos são: os pães, os refrigerantes, os produtos enlatados, entre outros.

Sal X Pressão alta
O nosso organismo utiliza de diversas formas para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Com a grande ingestão de cloreto de sódio, ou como conhecido, sal de cozinha, faz com que o organismo retenha mais líquido. Isso aumenta o volume circulatório, colaborando no aumento da pressão sanguínea, o que leva pressão alta. Esta patologia é a principal responsável por infarto e acidente vascular cerebral, além de poder afetar os rins, em período crônico.

E Qual a quantidade recomendada
Pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, uma pessoa adulta, em base em uma dieta diária de 2.200 calorias, pode ingerir em torno de 4g de cloreto de sódio/dia. Isto é equivalente a meia colher de chá.
Saiba como diminuir a quantidade de sal nos alimentos:
• Evite adicionar sal na comida, antes de experimentá-la;
• Usar especiarias como ervas aromáticas, alho, cebola, mostarda, cheiro verde, sálvia, orégano, manjericão;
• Não exagerar no consumo de alimentos industrializados, como balas, doces, biscoitos, entre outros;
• Evite deixar o saleiro à mesa;
• Evite o consumo de alimentos enlatados como picles, azeitona, aspargo, patês, palmitos;
• Prefira o consumo de alimentos frescos;
• Evite o aditivo glutamato monossódico utilizado em alguns condimentos e nas sopas pré preparadas;
• Evite embutidos como salsicha, mortadela, presunto e salame;
• Dê preferência para os queijos brancos ou ricota sem sal;
• Os substitutos do sal, como o sal diet só devem ser consumidos após orientação de um especialista.

O sal sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade e durante muito tempo foi considerado um precioso condimento para preservação de alimentos. São inúmeros os registros da importância do sal ao longo de toda a história, sendo muitas vezes referenciado como ouro branco. Porém, após seu uso indiscriminado, nos deparamos com suas consequências ao nosso organismo.
____________
        Lemos bem....meia colher de chá por dia,eu confesso que essa quantidade é muito pequena,mas muito mesmo pelo menos na minha dieta,Como diz uma colega,faça seu corpo se acostumar sem sal aí não terá problemas
         Esse é o Problema me acostumar sem sal é me acostumar sem o gosto da comida...My god

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...