s

a

13 de julho de 2012

Diabetes,a doença silenciosa



A Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar. É muito frequente na nossa sociedade e a sua frequência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos.


Os mais frequentes tipos de Diabetes são os de tipo 1 e tipo2.
De uma forma geral, a Diabetes Tipo 1 são os indivíduos dependentes de insulina e surge com maior frequência nas crianças e nos jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. Sendo esta forma de Diabetes a mais rara.

A Diabetes Tipo 2 aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopção duma dieta alimentar, de forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Surge em 90% dos casos.

O diagnóstico é feito através dos sintomas que a pessoa manifesta e é confirmado com análises de sangue.

Os sintomas da Diabetes de maior relevância são: urinar em grande quantidade e muitas vezes (poliúria); sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga; comichão no corpo, nomeadamente nos órgãos genitais, e visão turva.
No adulto é habitual a Diabetes não apresentar sintomas no seu início e, por isso, pode passar despercebida durante anos. Os sintomas só aparecem quando o nível de açúcar (glicemia) está muito elevada e, habitualmente, de modo mais lento que na criança ou jovem. Contudo, a glicemia elevada vai provocando lesões mesmo sem se dar por isso. E é essa a razão pela qual, por vezes, já podem existir complicações quando se descobre a doença.
De uma forma geral, a Diabetes surge na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopção de uma dieta alimentar equilibrada, de forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue, recomenda-se também a actividade física regular.

Caso não consiga controlar a Diabetes através de dieta e actividade física regular, o indivíduo deve recorrer a medicação específica (antidiabéticos orais) e, em certos casos, ao uso da insulina.

Quais serão as complicações da Diabetes? Os diabéticos estão sujeitos a lesões na retina (retinopatia), lesões renais, por vezes, com necessidade de hemodiálise e transplante renal (nefropatia), hipertensão arterial, baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemias), níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemias), pé diabético, enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), perturbação da circulação, disfunção e impotência sexuais, infecções diversas e persistentes.

A Diabetes é uma doença silenciosa que surge sem as pessoas se aperceberem, por isso mesmo, vale a pena prevenir e adquirir hábitos de vida saudáveis. Na vida de um diabético é fundamental aceitar a diabetes como parte integrante da vida, porque o diabético bem controlado pode e deve fazer tudo o que os outros fazem.
_____________________
Pelo menos uma vez no ano você deve medir o índice de açucar no sangue....vale a pena meus caros.....com saúde não se brinca

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...